quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Além da correspondência - a busca do equilíbrio de Maat








Nos estudos do Caminho do Sol, trabalhando os princípios herméticos, falamos sobre o segundo princípio hermético, que trata da correspondência.



Por este princípio, temos que "O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.", agregando um novo valor ao primeiro princípio hermético, que trata do Mentalismo ("O Todo é Mente. O Universo é mental.").



Agrega valor no sentido de que temos um reforço a esta lei universal, que nos permite desvelar os sombrios mistérios que nos cercam, pois tudo o que existe está interligado, e encontramos as respostas que não estão neste plano físico quando paramos de tentar encontrar racionalidade naquilo que somente é perceptível aos sentidos.



Mas indo um pouco além na ideia de que há uma correspondência entre os o macrocosmo e o microcosmo, identificamos também um motivo, um devir pelo qual estamos neste plano: aqui, buscamos resgatar o equilíbrio fundamental para aqueles que procuram estar uno com o Todo. Para tanto, devemos fazer a perfeição neste plano, replicando o estado de Maat, que, segundo os antigos egípcios, retratava um estado de harmonia, verdade e justiça, o objetivo de todo homem.



Nesse sentido, a correção de suas ações, palavras e sentimentos não buscava apenas a reserva de um lugar no Éden, mas o seu caminho neste plano estava em honrar a perfeição do macrocosmo, a divinização do homem. Ser, ao final de sua jornada, digno de assumir um papel de Osíris, e, renascido, manter o eterno ciclo de morte de renascimento.



Com essas ideias, compartilho também excelente texto elaborado pelos fraternos da AEternitas, que trata sobre Maat e sua importância dentro da caminhada mágica.



Evoé!



NFT




Æternitas F.O.M: MÂAT - A VERDADE E A JUSTIÇA: MÂAT, esta deusa, que traz na cabeça uma pluma de avestruz, representa a justiça e a verdade, o equilíbrio, a harmonia do Universo tal co...