sexta-feira, 12 de julho de 2013

Hórus - De criança prometida ao guerreiro interior




Há muito tempo quero escrever algo sobre Hórus, divindade muito especial dentro tanto da história do Egito quanto dos ensinamentos mágickos do Caminho do Sol.

Mas por quê esta divindade é tão importante?


Muitos são os mitos e as fontes do nascimento de Hórus, inclusive com a distinção entre Hórus (velho, irmão de Ísis, Osíris, Néftis e Seth) e o Hórus (criança), também nominado Harpócrates, filho de Ísis concebido magicamente do falo reconstruído de Osíris, que lutou com Seth tanto pela vingança pela morte do pai, quanto para assumir o reinado do Alto e Baixo Egito, que entendia ser seu por direito.



A divindade da cabeça de falcão, que carrega sobre si os símbolos do Alto e Baixo Egito, simbolizando a unificação do Sagrado Khem, é uma divindade solar, considerado como a manifestação do poder do sol, o "deus dos Céus", "Hórus do Horizonte", que era descrito como "Senhor das duas Terras, sob cujas asas está o circuito do céu, o falcão que irradia luz dos seus olhos".



Considerado para os antigos egípcios como a encarnação de Rá na Terra (a manifestação solar no plano material - fogo), Hórus era a "encarnação do dia", e deus do Sol nascente, que todos os dias lutava contra o exército das trevas para assegurar o nascimento do novo dia e, com isso, consagrar a força da sua vitória.



Hórus, para os antigos egípcios, é considerado a encarnação de Rá na Terra, a manifestação solar no plano material, o princípio do fogo. Hórus era a “encarnação do dia” , aquele que venceu o deus Seth (representação do mal) heroicamente, na luta entre o bem e o mal, fazendo vencer a luz. Por isso seu nome está associado ao heroísmo.



Também era conhecido como deus do Sol nascente. Todos os dias lutava contra o exército das trevas para assegurar o nascimento do novo dia. Era tido também como protetor dos homens jovens, ensinando-os a serem filhos obedientes, para mais tarde tornarem-se homens justos e de bem, pois de acordo com a lenda, ele arriscou sua vida para vingar a morte de seu pai Osíris. Hórus tornou-se um dos deuses de maior importância da vasta cosmologia egípcia. Passou a ser representado por um falcão, após matar o assassino de seu pai. Com sua vitória sobre Seth, obteve o direito de governar o Egito.

No portal do norte, o inverno, temos em Hórus a "criança prometida", o grande milagre da vida, a esperança que renasce a cada dia. Simboliza o nosso guerreiro interior, que nunca desiste, pois nele reside a esperança da conquista sob todo o mal.



Através do falcão, seu símbolo maior, nos auxilia a enxergar as situações “de cima”, com maior discernimento e justiça. Também ajuda os jovens a terem uma conduta correta e justa, e a mantermos o foco nos nossos objetivos.



Assim como a águia, que quando envelhece se vê obrigada a arrancar suas próprias penas e quebrar o seu bico velho que não a auxilia mais contra as pedras, também nós temos que saber deixar para trás aquilo que não nos serve, dando lugar às “novas penas”, que nos libertarão dos grilhões do passado, nos deixando livres para viver nosso presente e construir um novo futuro.


Filho e herdeiro de Osíris na Terra, também cabia a Hórus a manutenção do túmulo, bem como das oferendas funerárias, sendo o mediador entre o morte e Osíris durante o “julgamento de Osíris”.



O seu amuleto, “olho de Hórus”, representa o olho que Seth destruiu durante a luta entre ambos. Possuindo poderes mágicos, transformou-se num poderoso amuleto, capaz de proteger quem o usasse, trazendo saúde, sorte e prosperidade.



Uma antiga oração para Hórus:

“Por ele o mundo é julgado naquilo que contém. O céu e a Terra encontram-se sob sua presença imediata. Governa todos os seres humanos. O Sol dá volta segundo sua vontade. Produz abundância e a distribui pela Terra. Todos adoram sua beleza. Doce é seu amor em nós”.



Por todos os ensinamentos que tu trazes todos os dias no amanhecer e a consciência de um novo ciclo de transformações e a certeza de vitória, te saúdo, ó Grande Hórus!



NFT.